Esta atividade tem como objetivo incentivar a leitura, interpretação, escrita e também a reflexão sobre a importância dos documentos na garantia do acesso aos diversos serviços e direitos.

Texto:
Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é um dos documentos mais importantes da pessoa, pois sem ela não é possível fazer outros documentos, matricular-se em escolas ou cursos ou obter benefícios do governo. 

Por lei, toda pessoa que não tem condições de pagar pela certidão tem o direito de obtê-la gratuitamente. Para isso, basta procurar um cartório de registro civil e solicitar esse documento.

1) Você possui certidão de nascimento?

2) Você sabia que quem não tem condições de pagar pelo documento pode obtê-lo gratuitamente?

3) Quais outros documentos você possui?

Esta atividade tem por objetivo levar as pessoas a refletirem sobre quais valores consideram importantes em suas vidas, tornando possível que elas mesmas se questionem buscando conhecer-se melhor e identificar o que pensam e sentem.

Atividade: Valores

O principal objetivo da atividade é levar os alunos a refletirem sobre a importância da leitura e da escrita em suas vidas.

Outros objetivos:
  • reflexão
  • exercício da leitura e da escrita 
  • troca de ideias e opiniões
Atividade: Vivendo e Aprendendo

Frase - Cora Coralina


Apresentar o curta metragem Ilha das Flores.
 Segue o link do filme no YouTube: Ilha das Flores

O filme permite gerar reflexões acerca da pobreza, que é o resultado da desigualdade social e da péssima distribuição de renda, e inclusive da condição que nós mesmos nos colocamos numa sociedade altamente consumista.

Criei um pequeno "resumo" para possibilitar aos alunos o contato com a leitura de um texto que ouviram no filme.

ILHA DAS FLORES

Os seres humanos são animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes, como a galinha, principalmente por duas características: o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor.

A dificuldade de se avaliar a quantidade de tomates equivalentes a uma galinha e os problemas de uma troca direta de galinhas por baleias foram os motivadores principais da criação do dinheiro.

A partir do século três Antes de Cristo, qualquer ação ou objeto produzido pelos seres humanos, assim como todas as coisas vivas ou não vivas sobre e sob a terra, tomates, galinhas e baleias, podem ser trocadas por dinheiro.