Nesta longa estrada da vida
Vou correndo e não posso parar
Na esperança de ser campeão
Alcançando o primeiro lugar
Na esperança de ser campeão
Alcançando o primeiro lugar

Mas o tempo cercou minha estrada
E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram
E o final da corrida chegou

Este é o exemplo da vida
Para quem não quer compreender
Nós devemos ser o que somos
Ter aquilo que bem merecer

Nós devemos ser o que somos
Ter aquilo que bem merecer

Mas o tempo cercou minha estrada
E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram
E o final desta vida chegou

Milionário e José Rico


1)Para você, o que significa “ser campeão, alcançar o primeiro lugar”?

2)Você acha possível sermos o que não somos? Como?

3)O que seria ser o que somos?

4)Na sua opinião, as pessoas têm aquilo que merecem? Por quê?
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!

(Cora Coralina)

Responda:

1) O que mais lhe chamou a atenção no trecho?

2) Para você, o que significa “ser autêntico”?

3) Você concorda com o que a autora define como “o importante”?

4) Na sua vida o que você considera “o mais importante”?
Esta atividade consiste em identificar palavras significativas para os alunos, como as atividades em que trabalham, o que gostam de fazer, o que faz parte de seu cotidiano, etc., criando assim uma lista de palavras que será digitada e colada no mural da classe para ser utilizada como material de consulta pelos alunos.

Desta maneira, quando o aluno for arriscar a escrita de uma palavra que ainda não conhece, poderá sentir-se mais seguro apoiando-se nas palavras estáveis que estarão sempre visíveis e disponíveis para consultas e comparações de escrita.

Além disso, é um meio de trabalhar um gênero textual (lista) que pode ser utilizado no cotidiano.
O objetivo desta atividade é estimular a leitura, interpretação e reflexão. E também incentivar o gosto pela leitura de poesias.


Da Minha Aldeia

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe
de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos
nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.

Alberto Caeiro

1) Comente sobre o que mais lhe chamou a atenção nesta leitura.

2) Na sua opinião, o que o poeta quis dizer no trecho:

“ Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura…”

3)Qual a sua opinião sobre o trecho acima?