Entregar o texto "A Canoa" impresso, e pedir que façam a leitura. Conversar sobre o que acharam do texto, o que pensam sobre este assunto, etc.
Em seguida disponibilizar as frases a seguir e pedir que os educandos reflitam e compartilhem o que pensam sobre as questões apresentadas.

Texto:

A Canoa

Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava
as pessoas de um lado para o outro.
Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de
falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro:
- Companheiro, você entende de leis?
-Não, respondeu o barqueiro.
E o advogado, compadecido: – É uma pena, você perdeu metade da vida.
-A professora, muito social, entra na conversa:
-Seu barqueiro, você sabe ler e escrever?
-Também não, respondeu o barqueiro.
-Que pena! Condói-se a mesma – Você perdeu metade de sua vida!
Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco.
O barqueiro, preocupado, pergunta :
-Vocês sabem nadar?
-Não !!!! Responderam o advogado e a professora, rapidamente.
-Então…disse o barqueiro…é uma pena – VOCÊS PERDERAM TODA A VIDA !!!!!
MORAL DA HISTÓRIA:
” NÃO HÁ SABER MAIOR OU MENOR “.
” HÁ SABERES DIFERENTES”.
- Pense nisso e valorize todas as pessoas com as quais tenha contato -
CADA UMA DELAS TEM ALGO DE DIFERENTE A NOS ENSINAR.

                                                                     Paulo Freire


Frases:
Ninguém é melhor do que ninguém.
Ter estudo é ter mais oportunidades, mas não me torna melhor do que os outros.
Muitos que estudaram se acham muito importantes, mas todos são importantes.
Ninguém sabe tudo, mas todo mundo sabe alguma coisa.
Não existe saber mais ou saber menos, existem saberes diferentes.
  1. Qual das frases você acha mais interessante?
  2. Escreva algumas coisas que você sabe fazer.
  3. Escreva algumas coisas que você tem vontade de aprender.
O objetivo deste tipo de atividade é estimular a leitura e a interpretação do texto lido. Elaborei estas atividades ao perceber que os alunos já estavam conseguindo ler, mas ainda estavam tendo problemas em compreender. Desta maneira, ao responder as questões propostas, faz necessário que voltem ao texto e tentem compreendê-lo melhor.

Costumo utilizar textos bastante simples, que tem a ver com a realidade na qual estão inseridos para, desta forma, facilitar a compreensão do texto.

Clique nos títulos abaixo para visualisar e fazer download das atividades:

Nesta postagem estou disponibilizando algumas atividades que elaborei com o objetivo de melhorar a escrita e compreensão das palavras e frases.
Estas atividades foram pensadas a partir da realidade dos alunos com que trabalho, mas podem ser adaptadas para diversas realidades.

Clique nos links abaixo para visualizar e fazer download das atividades: