Segundo o Art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."



Reflexões:

1) O que significa sermos iguais perante a lei?

2) o que a Constituição garante neste artigo?

3) Você acredita que estas garantias ocorrem na prática em nosso país? Explique sua opinião.

Leia mais em: Temos Direitos


Quem vive numa cidade grande ouve muitos sons e ruídos: a buzina, o ronco dos motores e as freadas de carros e ônibus...Quanta poluição!
Grande parte dos ruídos poderia ser evitado se as pessoas se respeitassem.
Existem aquelas que não respeitam o vizinho e colocam o som no último volume.
As soluções para diminuir a poluição sonora existem e dependem de cada um de nós.

1) Você já esteve em uma grande cidade?
2) Se sim, o que você achou de todo aquele barulho?
3) Você acha que o barulho atrapalha? Por quê?
4) O que poderia ser feito para diminuir a poluição sonora?
5) E onde você vive, existe poluição sonora?





1) Copie em seu caderno a parte da música que mais lhe chamou a atenção.

2) Qual motivo você acredita que fez o caboclo resolver ir morar na cidade?

3) Ele ficou feliz em viver na cidade?

4) Cite algumas coisas que incomodavam o caboclo na cidade.

5) Por que o caboclo não volta para a sua roça em Minas Gerais?

6) Encontre no texto e escreva:

3 palavras começadas com a letra C:
2 nomes de pessoa:
1 nome de Estado:

7) O que significam as expressões:

“depois que ficou madura...”
“não me dou com essa gente...”
“andar na moda...”

Nesta longa estrada da vida
Vou correndo e não posso parar
Na esperança de ser campeão
Alcançando o primeiro lugar
Na esperança de ser campeão
Alcançando o primeiro lugar

Mas o tempo cercou minha estrada
E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram
E o final da corrida chegou

Este é o exemplo da vida
Para quem não quer compreender
Nós devemos ser o que somos
Ter aquilo que bem merecer

Nós devemos ser o que somos
Ter aquilo que bem merecer

Mas o tempo cercou minha estrada
E o cansaço me dominou
Minhas vistas se escureceram
E o final desta vida chegou

Milionário e José Rico


1)Para você, o que significa “ser campeão, alcançar o primeiro lugar”?

2)Você acha possível sermos o que não somos? Como?

3)O que seria ser o que somos?

4)Na sua opinião, as pessoas têm aquilo que merecem? Por quê?
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!

(Cora Coralina)

Responda:

1) O que mais lhe chamou a atenção no trecho?

2) Para você, o que significa “ser autêntico”?

3) Você concorda com o que a autora define como “o importante”?

4) Na sua vida o que você considera “o mais importante”?
Esta atividade consiste em identificar palavras significativas para os alunos, como as atividades em que trabalham, o que gostam de fazer, o que faz parte de seu cotidiano, etc., criando assim uma lista de palavras que será digitada e colada no mural da classe para ser utilizada como material de consulta pelos alunos.

Desta maneira, quando o aluno for arriscar a escrita de uma palavra que ainda não conhece, poderá sentir-se mais seguro apoiando-se nas palavras estáveis que estarão sempre visíveis e disponíveis para consultas e comparações de escrita.

Além disso, é um meio de trabalhar um gênero textual (lista) que pode ser utilizado no cotidiano.